A Polícia Federal (PF) prendeu nessa terça-feira (6/5) o tenente Adalberto Leite, da Polícia Militar do Amapá, durante a Operação No Show, que desmantela uma rede especializada no envio de drogas do Brasil para a Europa.
O militar, lotado no município de Oiapoque, região estratégica por fazer fronteira com a Guiana Francesa, é suspeito de integrar o esquema que recrutava pessoas para atuar como “mulas” no transporte de entorpecentes ao exterior.
Segundo as investigações, o grupo operava rotas internacionais com destino à França, Portugal e Espanha, utilizando o território amapaense como corredor logístico.
Adalberto Leite é um dos sete presos no Amapá, em um total de 25 mandados de prisão e 28 de busca e apreensão cumpridos em diversos estados, por ordem da 11ª Vara Federal do Ceará.
A Polícia Militar do Amapá confirmou a prisão e informou que está colaborando com as apurações, por meio de seu setor de inteligência. O envolvimento de um oficial da PM em um esquema internacional de tráfico reacende o alerta para infiltrações do crime organizado nas forças de segurança pública em áreas de fronteira.
Além das prisões no Brasil, a Polícia Federal solicitou à Interpol a emissão de notificações vermelhas para a captura de suspeitos que estão foragidos fora do país. A operação segue em andamento, e novos desdobramentos são esperados nos próximos dias.
*Informação da colunista Mirelle Pinheiro, do portal Metrópoles.