O Partido Liberal entregou à Mesa Diretora da Câmara dos Deputados um pedido de cassação contra o deputado federal André Janones (Avante-MG). Ele é acusado da prática de “rachadinha” em seu gabinete.
Em documento assinado pelo presidente do PL, Valdemar Costa Neto, o partido acusa o parlamentar de “condutas ilegais e incompatíveis com o exercício da atividade parlamentar”.
A solicitação do PL faz referência ao suposto esquema de “rachadinhas” denunciado por ex-assessores de Janones e em investigação no Supremo Tribunal Federal (STF).
O pedido foi encaminhado à Primeira Secretaria da Mesa Diretora da Casa. A solicitação pode ser encaminhada ao Conselho de Ética da Câmara após decisão do presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL).
O PL reproduz no documento a transcrição de áudios revelados por ex-assessores em que Janones “solicita parte do salário de servidores lotados em seu gabinete parlamentar para seu próprio proveito econômico”.
A representação do PL também cita justificativas de Janones. Em nota, o deputado afirmou que suas declarações foram retiradas de contexto, mas não negou a existência das reuniões ou a veracidade dos audios revelados.
O PL classifica as reações de Janones como confusas e hipócritas.
- TSE determina que PSOL devolva R$ 891 mil por irregularidades nas contas de 2018
- Gilmar Mendes libera R$ 163 milhões da empreiteira Queiroz Galvão