Planalto divulga fotos de Lula dois dias após traumatismo craniano

O Palácio do Planalto divulgou nesta segunda-feira (21) as primeiras imagens públicas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva após o acidente doméstico que o obrigou a cancelar uma viagem para a Rússia. No sábado (19), Lula caiu no banheiro do Palácio da Alvorada, bateu a nuca e precisou levar cinco pontos.

Embora tenha sido liberado para voltar para casa, foi aconselhado a cancelar viagens longas nas próximas semanas, incluindo a ida para a Rússia, prevista para o domingo (20). O presidente sofreu um sangramento cerebral e traumatismo craniano.

Nesta segunda-feira, Lula retomou suas atividades no Palácio da Alvorada, onde recebeu o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e o assessor especial da presidência, Celso Amorim.

A conta oficial do presidente em uma rede social divulgou uma das imagens da reunião, realizada na residência oficial da presidência em Brasília.

Após o encontro, Padilha comentou que o presidente não teve perda de consciência nem desorientação no momento do acidente. Ele informou que Lula buscou socorro imediatamente e que a equipe médica realizou todos os exames necessários para acompanhamento.

Embora o presidente esteja autorizado a participar de reuniões no Alvorada, ainda não há previsão de retorno aos compromissos no Palácio do Planalto.

Padilha acrescentou que a viagem à Rússia foi cancelada por orientação médica, visando evitar deslocamentos longos e mudanças de fuso horário que poderiam ser prejudiciais ao presidente. Com isso, Lula participará da Cúpula dos Brics em Kazan, na Rússia, por videoconferência, enquanto a delegação brasileira será chefiada pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.

Lula passou por exames no Hospital Sírio-Libanês em Brasília logo após a queda e na manhã de domingo (20), sem que novos exames tenham sido previstos até esta segunda-feira. Segundo Padilha, Lula deverá realizar novos exames de imagem na terça-feira (22) como parte do protocolo de acompanhamento definido pela equipe médica.

O boletim médico emitido no domingo informou que Lula sofreu um ferimento corto-contuso na região occipital. Embora o caso não tenha sido considerado grave, o cardiologista Roberto Kalil Filho recomendou que o presidente evitasse viagens longas. Lula foi liberado após o curativo e não chegou a ser internado.

A Presidência da República também confirmou que o presidente participará da Cúpula dos Brics por videoconferência e manterá sua agenda de trabalho em Brasília durante a semana.

A reunião dos Brics, que terá início na terça-feira (22), incluiria encontros bilaterais com os presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e da China, Xi Jinping.

No sábado (19), Lula esteve em São Paulo para eventos de campanha ao lado de Guilherme Boulos, candidato à prefeitura da capital.

No entanto, devido às chuvas, a carreata planejada foi substituída por uma transmissão online. O presidente retornou a Brasília no início da noite, poucas horas antes do acidente.

Aos 78 anos, Lula ainda se recupera de uma artroplastia total do quadril direito realizada em 2023, e, recentemente, passou por exames de revisão desse procedimento.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x