Plano conjunto: Brasil, Colômbia, Argentina, Cuba e México querem lançar plano para acabar com a inflação

Brasil, Argentina, Colômbia, Cuba e México debaterão um acordo regional de cooperação para combater a inflação, essa articulação será discutida pelos países no próximo dia 17 de março. Assim informou o presidente argentino, Alberto Fernández, ao jornal “Âmbito Financeiro“, na última segunda-feira, 27.


Segundo o presidente argentino, um possível acordo entre as cinco nações latino-americanas “que concentram os maiores PIB da região” facilitará a importação de bens “que sofram com uma disparada de preços”.

O mandatário ressaltou como exemplo que se, por acaso, seu país registrasse um aumento injustificado no preço das roupas, ele poderia se voltar para um dos parceiros, como o Brasil, para obter produtos com preços inferiores em troca de outros itens mais acessíveis, como sementes de soja.

Desde a eleição de Lula, o Brasil voltou a tratar a Argentina como um país importante em termos de cooperação na América Latina, inclusive com um primeiro financiamento de obras pelo BNDES sendo destinado ao país. Além disso, também estuda a criação de uma moeda comum para a aliança política, os debates sobre ela deverão ocorrer ainda em agosto deste ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x