Plinio Valério acabou de anunciar que conseguiu assinatura para CPI das ONGs

O senador Plínio Valério (PSDB-AM) informou que conseguiu o atigir o número de assinaturas necessárias para que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, determine a instalação da CPI das ONGs. Ele havia dado entrada no pedido em 2019 e desde então vem tentando prosseguir.

O senador cobra para 2023 a instalação da CPI das ONGs. Ele acredita que só a investigação parlamentar pode abrir o que seria uma caixa preta de organizações que atuam na Amazônia. Para ele a CPI está mais atual do que nunca, por conta da a retomada de doações internacionais para o Fundo Amazônia após o fim do governo Bolsonaro.


O objetivo da CPI das ONGs é de investigar a atuação de organizações não governamentais na Amazônia. Seu requerimento foi lido no Plenário do Senado em novembro de 2019. , essa comissão já está criada, mas não foi instalada — o que a impede de iniciar os trabalhos.

Plínio propõe que a CPI das ONGs investigue “a liberação de recursos públicos para organizações não governamentais (ONGs) e para organizações da sociedade civil de interesse público (OSCIPs) bem como a utilização, por essas entidades, desses recursos e de outros por elas recebidos do exterior”. Também  propõe que seja investigado o aumento do desmatamento na Amazônia.

O senador também afirma que são preocupantes o agravamento do desmatamento e as denúncias de irregularidades cometidas por ONGs na Amazônia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x