A Polícia Civil prendeu nesta quinta-feira (11) Kauan Alison Alves dos Santos, de 20 anos, suspeito de atirar no pescoço do policial militar Johannes Kennedy Santana Lino durante uma abordagem realizada no mês passado em Paraisópolis, na Zona Sul de São Paulo. O caso teve grande repercussão após ser registrado por câmeras corporais e por vídeos de testemunhas.
O cabo Johannes, que atua na corporação há dez anos, sobreviveu ao disparo e chegou a ficar internado, mas já recebeu alta hospitalar. Segundo a Polícia Militar, os exames médicos iniciais não identificaram lesões em órgãos ou estruturas vitais.
De acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP), Kauan aparece nas imagens sacando uma arma escondida e efetuando o disparo contra o policial. Na ocasião, o cabo estava em uma moto e perseguia dois suspeitos de realizar “arrastões” na região da Chácara Santo Antônio, também na Zona Sul.
Após o tiro, Johannes caiu e começou a sangrar. Nesse momento, um outro homem, identificado como Gabriel Vieira dos Santos, de 28 anos, teria tentado impedir a prisão de Kauan e roubou a arma do policial. Gabriel foi preso em Itaquaquecetuba, na Grande São Paulo, e a pistola foi recuperada em uma comunidade conhecida como Favela da Grota, no Campo Limpo. Apesar disso, ele acabou solto na semana passada.
Com a prisão de Kauan, a polícia busca agora aprofundar as investigações para identificar possíveis conexões do suspeito com outros crimes na região.