Polônia acusa Rússia de violar espaço aéreo e mobiliza aviões próprios e da OTAN

A Polônia mobilizou sua frota aérea e a de países aliados na madrugada desta quarta-feira, em resposta a uma onda de ataques russos contra o oeste da Ucrânia, próximo à fronteira polonesa. O Comando Operacional das Forças Armadas da Polônia confirmou que seu espaço aéreo foi “violado em repetidas ocasiões por objetos tipo drone” vindos do território ucraniano.

As Forças Armadas polonesas anunciaram que uma operação para identificar e neutralizar as aeronaves não tripuladas está em andamento. “Por ordem do Comandante Operacional, foi utilizado armamento e as forças de segurança realizam ações para localizar os objetos derrubados”, detalhou a nota oficial. A população foi orientada a permanecer em casa, especialmente nas regiões mais vulneráveis.

O vice-ministro da Defesa, Cezary Tomczyk, e o vice-primeiro-ministro, Władysław Kosiniak-Kamysz, informaram que o presidente e o primeiro-ministro foram notificados e que os serviços de segurança estão em ação. Kosiniak-Kamysz acrescentou que a Polônia mantém “contato constante com o comando da OTAN”.

A Polônia elevou o nível de alerta e ativou todos os seus sistemas de radar e defesa antiaérea após os ataques russos atingirem as províncias de Volínia e Leópolis, na Ucrânia.

Em um contexto de crescente tensão regional, o presidente polonês Karol Nawrocki afirmou que o líder russo Vladimir Putin está disposto a invadir outros países. Durante uma coletiva de imprensa com o presidente finlandês Alexander Stubb em Helsinque, Nawrocki declarou: “Não confiamos nas boas intenções de Vladimir Putin”.

O presidente polonês defendeu que a Polônia está “desenvolvendo nossas Forças Armadas, nossa parceria e nossas relações aliadas” devido à crença de que o “plano imperialista de Putin não terminaria com a conquista da Ucrânia”, uma preocupação também expressa pelo chanceler alemão. Nawrocki ainda destacou que o presidente norte-americano Donald Trump é “o único líder do mundo livre” que poderia forçar Putin a negociar.

A fala do presidente polonês ocorre uma semana depois de Trump ter oferecido o envio de mais tropas à Polônia durante o encontro com Nawrocki na Casa Branca.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *