O popularidade da primeira-dama, Rosângela da Silva, conhecida como Janja, sofreu um grande revés nos primeiros dois anos do mandato de Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo uma pesquisa recente realizada pela Quaest e financiada pela corretora Genial Investimentos, a aprovação de Janja caiu 19 pontos percentuais desde o início do terceiro mandato de Lula, afetando sua imagem em diversas camadas da população.
Em fevereiro de 2023, Janja tinha a aprovação de 41% da população, mas em dezembro do mesmo ano esse número caiu para 28%, e hoje está em apenas 22%. A taxa de reprovação também subiu, passando de 19% para 28%, enquanto a avaliação “regular” subiu de 22% para 30%.
O levantamento mostrou que a queda foi observada em todas as regiões do Brasil, com um impacto mais significativo no Nordeste, onde a avaliação positiva de Janja despencou de 56% para 29%. Entre as mulheres, a aprovação caiu de 46% para 24%, e entre os jovens, de 41% para 18%.
Além disso, a pesquisa revelou que os eleitores de Lula, que antes aprovavam a primeira-dama em 66%, passaram a apoiar Janja apenas 36%, uma queda expressiva de 30 pontos percentuais. A pesquisa, realizada entre 4 e 9 de dezembro de 2024, teve uma margem de erro de 1 ponto percentual.
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