O prefeita recém-eleita de Herdecke, na Renânia do Norte-Vestfália (oeste da Alemanha), Iris Stalzer, de 57 anos e membro do Partido Social-Democrata (SPD), encontra-se em estado crítico após ser esfaqueada nesta terça-feira em frente à sua casa.
Segundo informações de fontes policiais e da imprensa alemã, Stalzer foi encontrada gravemente ferida em seu apartamento, para onde conseguiu rastejar com “pelo menos 13 facadas no abdômen e nas costas”. Seus dois filhos adotivos, um rapaz de 15 anos e uma jovem de 17, estavam no local e foram os responsáveis por acionar os serviços de emergência.
Filhos Adotivos como Principais Suspeitos
Ao chegarem à residência, as autoridades detiveram o adolescente de 15 anos, que “foi levado algemado” em um veículo policial e vestido com um traje forense para preservar possíveis provas.
Inicialmente, o garoto declarou que sua mãe havia sido atacada por “vários homens” na rua. Contudo, “as autoridades não acharam indícios da presença de outros agressores”, e as investigações agora apontam para um possível caso de violência doméstica.
Posteriormente, a filha de 17 anos também foi detida como suposta autora da agressão, juntamente com o irmão. Um porta-voz policial explicou que “as investigações estão em curso e se estão analisando todas as circunstâncias do ataque”.
O caso ganha complexidade ao ser revelado que, no último verão (europeu), houve um incidente de violência doméstica na mesma casa, quando “a filha de 17 anos atacou com uma faca seu pai adotivo e marido da política”. Em declarações ao veículo Focus, o SPD de Herdecke afirmou “não ter constância de ameaças recentes” contra Stalzer.
Repercussão e Condenação Política
O ataque gerou profunda comoção na Alemanha. O chanceler federal, Friedrich Merz, condenou o ocorrido na rede social X, classificando-o como “um ato odioso”.
“Tememos pela vida da prefeita eleita Iris Stalzer e esperamos que se recupere por completo. Meus pensamentos estão com sua família e seus entes queridos,” acrescentou Merz.
O secretário-geral do SPD, Tim Klüssendorf, também expressou consternação.
“A notícia de Herdecke nos entristece profundamente. Estamos preocupados com nossa companheira e prefeita, e acompanhamos sua família no sentimento,” declarou Klüssendorf em Berlim.
A polícia mantém um amplo operativo em Herdecke, cidade de cerca de 22.500 habitantes, enquanto Iris Stalzer, advogada trabalhista, luta pela vida em um hospital especializado em Bochum.
Eleita prefeita no final de setembro, com 52,2% dos votos no segundo turno, a posse de Stalzer estava prevista para 1º de novembro de 2025. O caso se soma a outros “incidentes contra representantes públicos” no país, onde “os ataques contra políticos têm aumentado de maneira considerável nos últimos anos”. As autoridades ainda não conseguiram determinar os motivos reais do ataque.
Prefeita de cidade alemã é esfaqueada dentro de casa e está em estado grave
