O presidente da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, declarou que seu homólogo dos EUA, Donald Trump, está “destruindo a ordem mundial” em vigor, em um duro pronunciamento na quarta-feira (7) que parecia se referir à operação na Venezuela que resultou na captura de Nicolás Maduro.
Nesse sentido, o governante alemão pediu uma reação de países como Brasil e Índia na proteção dessa ordem. Steinmeier apelou ao mundo que não deixe a ordem mundial se desintegrar em um “covil de ladrões, onde os inescrupulosos tomam o que querem”.
O presidente declarou que há uma quebra de valores por parte de seu parceiro mais importante, os EUA, que ajudaram a construir esta ordem mundial. “[…] regiões ou países inteiros são tratados como propriedade de algumas grandes potências”, disse ele, uma referência clara a Washington em meio às críticas direcionadas.
Segundo o alemão, nesse momento, é necessária uma “intervenção ativa” de países como Brasil e Índia que precisam ser convencidos a proteger a ordem mundial.