O presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Hélio Doyle, foi demitido nesta quarta-feira (18) após fazer uma repostagem nas redes sociais em que afirma que os apoiadores de Israel são “idiotas”.
A postagem, originalmente publicada pelo ilustrador brasileiro Carlos Latuff, foi repostada por Doyle, que se declara pró-Palestina em suas redes sociais. A publicação foi feita em seu perfil no Twitter.
Questionado pelo jornal O Estado de S. Paulo, Doyle alegou que defende a existência de Israel e de um Estado palestino, bem como a coexistência pacífica entre os dois povos. No entanto, ele não compartilhou nenhuma mensagem chamando os apoiadores do Hamas de “idiotas”.
“Condeno a ocupação de territórios palestinos por Israel, assim como qualquer violência contra civis praticada por qualquer um dos lados. Isso significa que, em relação aos fatos recentes, condeno tanto o Hamas quanto o governo de Israel. Ao compartilhar o post, o apoio a Israel ao qual me refiro é quanto aos ataques indiscriminados contra a população de Gaza“, afirmou o presidente da EBC.
Doyle disse ainda que apoia “totalmente a posição do presidente Lula” de “manter uma postura neutra”.
A demissão de Doyle foi anunciada pelo ministro das Comunicações, Fábio Faria, que disse que o presidente da EBC “não representa os valores da EBC e do governo federal”.
- CPMI do 8 de Janeiro aprova relatório final de Eliziane Gama
- “Me indiciaram sem me convocar”, critica Bolsonaro sobre relatório da CPMI