Presidente do PT chama Trump de “o maior líder fascista do século 21”

O presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), Edinho Silva, afirmou nesta segunda-feira (15) que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, “é o maior líder fascista do século 21”. A declaração foi feita em um evento em São Paulo para celebrar as condenações do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de militares por tentativa de golpe de Estado, decididas pela 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF).

Segundo o líder petista, quem defende a democracia não deve “temer” a comparação do momento atual com aquele que antecedeu a 2ª Guerra Mundial. Para Edinho Silva, o “principal inimigo” a ser combatido é o fascismo, que, em sua visão, está em ascensão globalmente e no Brasil.


“O Estado democrático de direito obteve uma vitória [a condenação de Bolsonaro]. Isso é inquestionável. Mas não significa que nós tenhamos vencido nosso principal inimigo”, disse Edinho Silva. “Não podemos ter receio na caracterização. O fascismo está em ascensão no mundo. E o fascismo está em ascensão no Brasil”, completou, antes de se referir a Trump.

O evento, intitulado “12º Ato Direitos Já! Fórum pela Democracia”, ocorreu no teatro Tuca, em São Paulo, e contou com a presença de líderes políticos, artistas, religiosos e jornalistas. O mote principal é a “Defesa da Democracia e da Soberania Nacional”, fazendo referência às ameaças e sanções de Trump contra o Brasil devido à condenação de seu aliado, Jair Bolsonaro.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *