O príncipe William, herdeiro do trono britânico, visitará o Brasil em novembro para participar da cerimônia do Earthshot Prize, premiação criada por ele em 2020 para reconhecer soluções inovadoras voltadas à crise ambiental. O evento ocorrerá no Rio de Janeiro, em data ainda a ser definida, e contará com a presença de ambientalistas, cientistas, empresários, ativistas e líderes políticos de todo o mundo. (Vídeo no final da matéria).
A premiação acontecerá em um período próximo ao da COP30, conferência da ONU sobre mudanças climáticas que será realizada entre os dias 10 e 21 de novembro, em Belém, no Pará. No entanto, a participação do príncipe na COP30 ainda não foi confirmada.
De acordo com a organização do Earthshot Prize, a edição brasileira tem como objetivo “ãamplificar essas vozes” e destacar o papel do país na proteção ambiental “tanto para as pessoas quanto para a natureza”. O comunicado do prêmio também relembrou iniciativas reconhecidas em edições anteriores, como a Acción Andina, vencedora de 2023, que plantou quase 10 milhões de árvores em cinco países da região amazônica em menos de uma década.
Em um vídeo divulgado nos perfis do Earthshot Prize nas redes sociais, William destacou a importância do Brasil na agenda ambiental global e a relação com a COP30. “Precisamos urgentemente de otimismo mais do que nunca, e eu acho que o Brasil personifica isso”, afirmou o príncipe.
O vídeo também conta com a participação de brasileiros como os ex-jogadores de futebol Cafu e Mauro Silva, o ator Marcos Palmeira e a jornalista da TV Globo Maju Coutinho. A data exata da cerimônia ainda não foi anunciada.
Príncipe William visitará o Brasil em novembro
