O presidente da Rússia, Vladimir Putin, enviou suas saudações de Natal e Ano Novo ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e outros líderes aliados na América Latina, segundo informou o Kremlin nesta segunda-feira (30).
– Vladimir Putin felicitou os líderes de vários países por ocasião do Natal e pelo vindouro Ano Novo de 2025 – disse o gabinete presidencial russo em um comunicado.
Além de Lula, entre os líderes felicitados por Putin estão o presidente da Bolívia, Luis Arce; o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro; o presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel Bermúdez; e o presidente da Nicarágua, Daniel Ortega.
Putin também enviou um telegrama de felicitações ao líder da revolução cubana, Raúl Castro, irmão do falecido Fidel Castro.
A Rússia mantém relações de aliança tradicionais com esses países desde os tempos da União Soviética e recentemente aumentou seus esforços para aprofundar a cooperação com essas nações.
Moscou aproveitou a expansão do grupo de países BRICS, que também inclui o Brasil, para fortalecer a aproximação com essas nações latino-americanas, a algumas das quais ofereceu, se não a adesão, ao menos a participação como países “amigos”.