Quem é o servidor da PGR suspeito de ser elo financeiro entre PCC e CV

Afastado das funções por 30 dias após ser alvo da Operação Dakovo, conduzida pela Polícia Federal (PF), Wagner Vinicius de Oliveira Miranda (foto em destaque) é concursado do Ministério Público Federal (MPF) e lotado na Procuradoria-Geral da República (PGR). A suspeita é de que o analista participe de um poderoso esquema de tráfico internacional de armas e drogas relacionado às principais facções brasileiras, como o Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Comando Vermelho (CV).

Miranda integra o núcleo financeiro da quadrilha, segundo as apurações, e tem conexão com outro investigado, Angel Antônio Flecha Barrios, considerado o intermediário da organização criminosa que operava na fronteira entre o Brasil e o Paraguai.

A diligência policial apura supostas transações entre a empresa Bravoshop Plataformas de Vendas Online, da qual o analista é sócio, e a Bravo Brasil — iPhones Ltda, usada para receber pagamentos relacionados ao tráfico de armas e drogas. Angel Antônio é o controlador desta última. Para os investigadores, Wagner Vinicius fez transações financeiras com contas bancárias dele para receber pagamentos de armas e drogas, o que caracteriza o crime de lavagem de dinheiro.

Além do afastamento cautelar de Wagner Vinicius das funções, a Justiça Federal da Bahia autorizou buscas na casa do servidor e suspendeu o acesso dele a sistemas internos ou externos relacionados ao cargo que exerce. O Portal da Transparência mostra que o salário líquido do servidor, em outubro, foi de R$ 16.057,24.

Por meio de nota, o MPF informou que as investigações são conduzidas pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) da instituição na Bahia e seguem sob sigilo. O órgão destacou não ter havido qualquer denúncia criminal apresentada em relação ao caso, mas que foram tomadas todas as medidas cabíveis, tanto na esfera criminal quanto na administrativa.


FONTE: Metrópoles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *