Rachadinha: Boulos dá parecer para livrar Janones

Relator do processo sobre “rachadinha” de André Janones (Avante-MG), o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP), que é pré-candidato à Prefeitura de São Paulo (SP), apresentou um parecer pelo arquivamento do pedido de cassação de mandato do parlamentar no Conselho de Ética da Câmara.

A representação foi apresentada após dois ex-assessores de André Janones afirmarem que ele cobrava funcionários lotados em seu gabinete na Câmara a repassar parte dos seus salários. O caso se encontra no Supremo Tribunal Federal (STF) e é investigado pela Polícia Federal (PF).

Cefas Luiz Paulino e Fabrício Ferreira de Oliveira afirmaram em entrevista que a “rachadinha” envolvia até mesmo os valores recebidos como 13º salário e chegava a 60% dos vencimentos.

Em seu parecer, Boulos justificou que as acusações contra Janones são anteriores ao exercício do mandato dele, que se iniciou em 2023. O parlamentar ainda afirmou que as suspeitas já eram de conhecimento público desde 2021.

“Não há justa causa para o presente feito. A representação do PL traz fatos antes do representado ser deputado federal. O judiciário fará seu trabalho”, disse o pré-candidato à prefeitura de SP no relatório.

“Polícia Federal investiga suspeita de ‘rachadinha’ no gabinete de Janones desde 2021. Em áudios vazados pelo site Metrópoles, o deputado orienta servidores a destinarem parte de seus salários para quitar dívidas de campanha. As investigações prosseguem.

Janones nega irregularidades, afirmando que a sugestão ocorreu antes de sua eleição em 2018, para pessoas ainda não integrantes de sua equipe. Ele ainda acrescenta que não implementou a proposta, sendo vetada por sua advogada.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *