O Partido Republicano, do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, conquistou maioria no Senado e na Câmara, o que deve garantir certa tranquilidade para o futuro governo aprovar políticas no Parlamento.
Trump também encontrará cenário favorável na Suprema Corte do país, graças aos magistrados que indicou no último mandato presidencial, que garantiram maioria conservadora no plenário. O presidente eleito tem chances de nomear mais ministros conservadores em seu segundo mandato. A Corte tem nove ministros e, atualmente, seis são conservadores. Com isso, a mais alta Corte do Judiciário dos EUA não será obstáculo para as reformas que o republicano queira fazer.
O Partido Republicano conquistou 51 cadeiras no Senado, que, somadas ao cargo de senador que o vice-presidente dos EUA desempenha no país, garantem 52 vagas na Casa, composta por 100 membros. O governo democrata de Joe Biden conta hoje com maioria na Casa, realidade que vai se inverter a partir de 2025.
Os aliados de Trump também conquistaram as 218 cadeiras necessárias para formar maioria na Câmara. Nas eleições deste ano, 435 novos deputados foram eleitos. Os mandatos deles têm duração de dois anos. Durante o governo Biden, a Câmara era de maioria republicana, realidade que deve se repetir. As eleições para a Câmara dos EUA ocorrem de dois em dois anos.