O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, determinou a abertura de um Centro Educacional Unificado (CEU) batizado com o nome do Papa Francisco, em Sapopemba, Zona Leste da cidade, como uma forma de homenagear o pontífice, que morreu nesta segunda-feira (21) devido a um AVC e insuficiência cardíaca.
Além disso, a Prefeitura decretou luto oficial de 7 dias e o hasteamento da bandeira do município a meio mastro em todos os prédios públicos municipais, também como uma forma de manifestar pesar.
– O decreto ressalta o impacto da vida e missão de Francisco para milhões de fiéis católicos e cidadãos de São Paulo, cidade que abriga uma das maiores populações católicas do mundo. Além disso, destaca o sentimento de pesar que a perda suscita entre os munícipes – diz a nota.
O chefe do Executivo municipal professa a fé católica. Atualmente, ele se encontra em viagem oficial à China e ao Japão.
O Vaticano informou, na tarde desta segunda (21), que o papa entrou em coma após sofrer um AVC. Em seguida, ele teve um colapso cardiocirculatório irreversível. O quadro foi agravado pela pneumonia bilateral que o líder católico teve no mês passado, além de ter hipertensão e diabetes tipo 2.