O intenso tiroteio que ocorreu na Avenida Brasil por conta de uma operação da Polícia Militar no Complexo de Israel, na Zona Norte, levou a cidade do Rio a entrar no Estágio 2 às 8h35 desta quinta-feira (24). Após 2h40, por volta das 11h15, o município voltou ao Estágio 1.
Segundo o Centro de Operações Rio, o tiroteio também afetou significativamente o corredor Transbrasil. Além disso, linhas municipais tiveram o trajeto alterado. Há cerca de 20 minutos, a Avenida Brasil foi totalmente liberada.
A Mobi-Rio, responsável pelo BRT, informou que os serviços 60 – Terminal Deodoro x Terminal Gentileza (Parador), 61 – Terminal Deodoro x Terminal Gentileza (Expresso) e 71 Vigário Geral x Terminal Gentileza (Expresso) operaram com intervalos irregulares. Neste momento, os intervalos estão em processo de normalização.
De acordo com o Rio Ônibus, 35 linhas de ônibus foram afetadas com o fechamento da Avenida Brasil. “Mais um dia em que o direito de ir e vir da população carioca é prejudicado pela falta de segurança pública da cidade. O Sindicato apela para que as autoridades tomem as devidas providências para garantir o direito básico de deslocamento das pessoas”, declarou o sindicato das empresas de ônibus, em nota.
A operação acontece nas comunidades da Cidade Alta, Cinco Bocas e Pica-Pau. Por volta das 7h, devido à troca de tiros, a Avenida Brasil precisou ser interditada no sentido Zona Oeste, a partir do BRT Cidade Alta, e no sentido Centro, na altura do viaduto de Vigário Geral.
Nas redes sociais, imagens mostram dezenas de pessoas abandonando seus veículos e ônibus para deitarem no chão e se protegerem dos tiros.
Segundo a Polícia Militar, a operação tem como objetivo coibir roubo de veículos e cargas. Até o momento, não há registros de prisões ou apreensões