Uma grande operação conjunta realizada pela Polícia Militar e pela Polícia Civil do Rio de Janeiro foi recebida a tiros na manhã desta sexta-feira (26) no Complexo do Alemão, na Zona Norte da capital fluminense. O objetivo da ação é prender criminosos de outros estados que estão abrigados no conjunto de favelas que é dominado pelo Comando Vermelho.
De acordo com o portal G1, disparos foram ouvidos no início da manhã desta sexta até mesmo em regiões vizinhas ao Complexo do Alemão, como Bonsucesso e Penha. Dezenas de barricadas em chamas foram colocadas nas principais vias de acesso ao conjunto de favelas. Não há informações sobre mortos ou feridos.
Ao todo, são ao menos 350 policiais envolvidos na operação. Pela Polícia Militar, foram mobilizados o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e o Batalhão de Choque. Já pela Polícia Civil, a ação conta com a participação de agentes de delegacias especializadas e da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core). A força-tarefa atua com veículos blindados e helicópteros.
Por conta da operação, uma unidade de saúde localizada na região suspendeu o funcionamento, enquanto outras duas cancelaram apenas as visitas domiciliares. Em relação ao transporte coletivo, oito linhas tiveram que alterar o itinerário em razão dos confrontos.
- Insegurança alimentar afeta quase 40% dos domicílios no Norte e Nordeste, revela IBGE
- Exército divulga diretrizes rigorosas para comentários negativos em suas redes sociais