Rio de Janeiro retorna ao Estágio 1 após megaoperação

O Rio de Janeiro voltou ao estágio 1 de monitoramento às 6h desta quarta-feira (29), informou o Centro de Operações da Prefeitura. Esse nível indica que não há ocorrências de grande impacto e que pequenos incidentes não interferem de forma significativa na rotina da população.


Na tarde de terça-feira (28), a cidade havia sido elevada ao estágio 2, após a deflagração da megaoperação Contenção pelas polícias Civil e Militar, com apoio do Ministério Público do Rio. A ação visava combater o tráfico de drogas e prender lideranças do Comando Vermelho (CV) nos complexos da Penha e do Alemão.

“O Estágio 1 é o primeiro em uma escala de cinco e significa que não há ocorrências de grande impacto. Pequenos incidentes podem ocorrer, mas não interferem significativamente na rotina do cidadão”, explicou o Centro de Operações.

Por volta das 7h desta quarta-feira, os transportes públicos operavam normalmente e todas as vias da cidade estavam liberadas para o tráfego de veículos.

Durante o período em que a cidade esteve em estágio 2, ocorrências policiais interditaram ruas das zonas norte, oeste e sudoeste, afetando o tráfego e a locomoção da população. A operação Contenção, considerada a mais letal da história do estado, deixou até a tarde de terça-feira 64 mortos, incluindo quatro policiais, e resultou em 81 prisões, entre elas a de Thiago do Nascimento Mendes, conhecido como “Belão do Quitungo”. O número de vítimas ainda pode aumentar.

Segundo informações das autoridades, a facção criminosa reagiu com o lançamento de bombas por drones, transformando a região em um verdadeiro cenário de guerra, com impactos em importantes vias da cidade, como a Avenida Brasil e a Linha Amarela.


Com o retorno ao estágio 1, a Prefeitura reforça que a rotina urbana está normalizada, mas alerta para que a população continue acompanhando orientações oficiais em caso de novas ocorrências.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *