A cidade do Rio de Janeiro viveu uma madrugada de caos nesta quarta-feira, 8. A cidade entrou em estágio de alerta, às 20h desta terça-feira, 7, por conta do temporal que afetou vários bairros.
Segundo a Prefeitura, das 162 sirenes, 113 sirenes haviam sido acionadas até às 21h09 em comunidades que ficam em áreas de risco de deslizamento. O acumulado de chuva variou de 30 a 40 mm/h no Centro e na Zona Norte. Segundo o Sistema Alerta Rio, em São Cristóvão, o acumulado chegou a 62 mm em uma hora.
Várias pessoas tiveram o retorno do trabalho dificultado ou impossibilitado, tendo que se abrigar em estabelecimentos comerciais, estações de transporte e muitas acabaram optando por não sair do trabalho.
As chuvas ocasionaram a morte de uma criança em um desabamento na Tijuca e provocaram alagamentos em toda a cidade, além disso, afetaram os transportes como trens, ônibus (incluindo BRT) e VLT.
Em bairros como Saúde, Méier, Tijuca, Catete, Penha, Jardim Botânico e Gávea, choveu muito forte, e várias vias ficaram inundadas. Motoristas tiveram que parar os carros em calçadas ou ladeiras para esperar a água baixar.
No Shopping Nova América, na zona norte, parte de uma estrutura de gesso do teto caiu próximo ao acesso C do local. Não houve feridos.
O telhado do Museu do Samba, na Mangueira, também desabou. A área atingida foi a da reserva técnica, que guarda itens do acervo da instituição. O prédio ficou às escuras, com instalações elétricas em curto. Bombeiros do Quartel do Méier foram acionados às 20h06 para o desabamento de um imóvel no Andaraí.
Transporte:
– Circulação do VLT foi interrompida temporariamente nas Linhas 1, 2 e 3;
– Supervia: trens dos ramais Belford Roxo, Saracuruna, Santa Cruz e Japeri foram interrompidos temporariamente;
– BRT: a linha 42 (Madureira x Galeão) ia só até a Penha, e os intervalos dessa linha, da linha 46 (Alvorada x Penha) e do serviço eventual 06 (Alvorada x Penha) ficaram irregulares;
– Vias interditadas: Avenida Niemeyer, Estrada de Furnas, Av. Edson Passos.
O prefeito Eduardo Paes e o governador Cláudio Castro pediram para que a população ficasse em casa e evite deslocamentos desnecessários até a chuva baixar.
Toda a região sudeste do país está em alerta laranja com risco de tempestade nesta quarta-feira.