Rio Grande do Sul amanhece sob alerta máximo

Nesta segunda-feira (13), o nível do rio Guaíba continua subindo em Porto Alegre, atingindo a marca de 4,71 metros, conforme a última atualização da prefeitura. Esse aumento era esperado devido às chuvas persistentes no estado durante o fim de semana.

A Defesa Civil emitiu, na tarde deste domingo (12), alertas de novas inundações nos vales do Caí e Taquari. Conforme comunicado, os rios Caí, Taquari e das Antas já estão em cota de inundação e terão “elevação significativa de seus níveis até segunda-feira (13)”.

A recomendação é para evacuação imediata das áreas de risco. A nota ainda ressalta que as inundações vão gerar “mais transtornos à população, especialmente em áreas já atingidas recentemente”.

O vice-governador do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza, prevê que o nível do lago Guaíba deve ultrapassar os cinco metros e atingir o ápice dessa subida entre terça e quarta-feira. Caso alcance 5,5 metros, já estaria 2,5 metros acima do nível de inundação, que é de 3 metros.

No último domingo (5), o pico histórico foi registrado, atingindo 5,33 metros, superando o recorde anterior de 4,75 metros em 1941.

As previsões da Universidade Federal do Rio Grande do Sul indicam que o nível da água pode chegar a 5,5 metros nos próximos dois dias.

Além disso, maio está sendo o mês mais chuvoso em Porto Alegre desde 1961. O acumulado até agora é de 305,6 milímetros, quase três vezes o volume médio de chuva para maio. Nas últimas 48 horas, choveu 92,7 milímetros na região do Jardim Botânico, na capital gaúcha.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *