Uma operação da Polícia Militar (PM) no Complexo da Maré, na Zona Norte do Rio de Janeiro, resultou em um intenso confronto na manhã desta terça-feira (11), com a morte de 3 pessoas, incluindo um policial militar, e a prisão de 2 criminosos.
Segundo a PM, agentes do Batalhão de Operações Especiais (Bope), da Subsecretaria de Inteligência (SSI) e do 22º BPM (Maré) buscavam prender criminosos que estariam escondidos na região. O confronto resultou na morte de um PM do Bope e de dois seguranças do tráfico que reagiram à chegada das equipes. Um vídeo que circula nas redes sociais mostra um dos momentos do confronto.
Apesar da tragédia, a operação resultou na prisão de dois suspeitos com envolvimento com o crime. Com eles, foram apreendidos uma pistola e um rádio transmissor. Além disso, ao menos 4 veículos roubados foram recuperados pelas equipes da PM nas comunidades. Um espaço utilizado para endolação de entorpecentes também foi localizado pelos policiais.
O confronto gerou tensão na região, com a interdição de vias importantes como a Avenida Brasil, a Linha Vermelha e a Linha Amarela, por criminosos em retaliação à operação. Um ônibus foi incendiado na Avenida Brasil, na altura da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em uma ação criminosa, de acordo com o Rio Ônibus.
Um áudio que circula nas redes sociais, supostamente de traficantes do Terceiro Comando Puro (TCP) no Complexo da Maré, relata o cerco a uma casa onde o Bope realizaria uma operação, seguido por disparos de metralhadoras e granadas. O áudio menciona policiais feridos e mortos.
Leia a nota oficial da Polícia Militar:
‘A Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado de Polícia Militar informa que na manhã desta terça-feira (11/06), policiais militares do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) realizam uma ação com o apoio do 22º BPM (Maré) na Comunidade da Maré, Vila dos Pinheiros, Vila do João, Timbau e Baixa do Sapateiro, na Zona Norte do Rio de Janeiro.
De acordo com o comando da unidade, a ação tem como objetivo capturar integrantes de uma quadrilha que atua na prática de roubo de veículos nas principais vias expressas da cidade. Durante a operação, um grupo de criminosos incendiaram um ônibus na Avenida Brasil, na altura da Fiocruz.
Agentes do Batalhão de Rondas Especiais e Controle de Multidão (RECOM) e do Batalhão de Polícia em Vias Expressas (BPVE) foram deslocados para reforçar o policiamento na região. Os militares também desobstruíram as pistas das Linhas Amarela e Vermelha. Até o momento os policiais efetuaram a prisão de dois suspeitos e apreenderam uma pistola que estava em poder dos acusados, materiais entorpecentes e veículos roubados foram recuperados.
Dois policiais feridos e socorridos ao Hospital Federal de Bonsucesso, um veio a óbito’.