O responsável pela aviação civil da Rússia afirmou na manhã desta sexta-feira (27) que o avião da Azerbaijan Airlines, que caiu no Cazaquistão, tentou pousar em Grozny, capital da Chechênia, durante um ataque de drones ucranianos.
A aeronave Embraer 190, com 67 pessoas a bordo, fazia o trajeto de Baku, capital do Azerbaijão, para Grozny, na quarta-feira (25).
A queda aconteceu em circunstâncias ainda não completamente esclarecidas, com a aeronave pegando fogo perto de Aktau, um porto no Mar Cáspio, no oeste do Cazaquistão, distante do trajeto planejado. Autoridades do Cazaquistão confirmaram a morte de 38 pessoas.
O Kremlin informou que não se manifestará sobre o incidente até que a investigação seja concluída, diante dos relatos de que o avião pode ter sido atingido por mísseis de defesa russos. “Há uma investigação em curso e, até que as conclusões sejam conhecidas, consideramos que não temos o direito de fazer qualquer comentário e não o faremos”, declarou o porta-voz Dmitri Peskov. A agência de aviação civil russa destacou que a situação no aeroporto de Grozny, na quarta-feira, estava “muito difícil” devido aos ataques de drones militares ucranianos.
Em resposta ao acidente, a Azerbaijan Airlines anunciou que suspenderá os voos para sete cidades russas, com base nos “resultados preliminares da investigação”. O deputado azerbaijano Rasim Musabekov afirmou que uma investigação está em andamento para determinar se o incidente foi causado por um disparo da defesa antiaérea russa ou por outro fator. Musabekov acrescentou que fotos e vídeos mostram a fuselagem do avião com buracos típicos de danos causados por mísseis de defesa antiaérea.
Uma fonte do governo dos Estados Unidos, que pediu anonimato, revelou que há indícios de que um sistema russo de defesa antiaérea tenha atingido a aeronave. A fonte destacou que, caso esses indícios se confirmem, ficaria clara a “temeridade” da Rússia na ofensiva contra a Ucrânia.
Algumas reportagens locais, citando fontes do governo do Azerbaijão, mencionaram a possibilidade de que o avião tenha sido derrubado.
No entanto, nenhum dos países envolvidos se pronunciou oficialmente sobre a hipótese de que a aeronave tenha sido atingida enquanto se aproximava de seu destino na Rússia e tenha caído no Cazaquistão após se afastar do local.
- Governo pagou R$ 3,6 mi para manutenção de ponte que caiu
- 8 de Janeiro: PGR pede soltura de morador de rua preso por um ano sem provas concretas