Rússia alerta para possíveis desentendimentos com a Otan

A Rússia está preocupada com as crescentes atividades do bloco da Otan liderado pelos EUA na região do Ártico, que podem ter graves implicações de segurança e ecologia, disse um alto representante russo no Conselho do Ártico, Nikolay Korchunov.


A internacionalização das atividades militares da aliança em altas latitudes, envolvendo estados não árticos da OTAN, não causa nada além de preocupação. Isso aumenta os riscos de incidentes não intencionais, que, além dos riscos de segurança, também podem causar sérios danos ao frágil ecossistema do Ártico.

Korchunov

No mês passado, a Finlândia e a Suécia, que estão considerando ingressar na aliança militar liderada pelos Estados Unidos, realizaram exercícios militares combinados da Otan.

O exercício foi planejado há muito tempo, mas a invasão da Ucrânia pela Rússia em 24 de fevereiro aumentou a intensidade do jogo de guerra.

Korchunov, um dos aliados mais próximos do presidente Vladimir Putin, alertou a Otan na quinta-feira que, se a Suécia e a Finlândia se juntarem à Otan, a Rússia implantará armas nucleares e mísseis hipersônicos em um enclave europeu.

*Informações CNN Brasil


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x