Rússia chama Trump de ‘falastrão pacificador’ e EUA de ‘inimigos’

Ex-presidente da Rússia e vice-presidente do Conselho de Segurança do país, Dmitry Medvedev reagiu às novas sanções aplicadas pelos EUA contra o seu país. Em declaração nesta quinta-feira (23), ele chamou o presidente Donald Trump de “falastrão pacificador”, classificou a nação norte-americana como “inimiga” e afirmou que ela entrou “de vez” no caminho da guerra contra a Rússia.

– O cancelamento da cúpula em Budapeste por Trump. Novas sanções contra o nosso país por parte dos EUA. O que mais? Haverá novas armas, além dos infames [mísseis] “Tomahawks”? (…) Os EUA são nosso inimigo, e o seu falastrão “pacificador” [Trump] agora entrou de vez no caminho da guerra contra a Rússia. (…) As decisões tomadas são um ato de guerra contra a Rússia. E agora Trump se solidarizou completamente com a insana Europa – declarou o aliado do presidente russo, Vladimir Putin.


Esta não é a primeira vez que Medvedev sobe o tom contra os EUA. Em julho deste ano, ele afirmou que “cada novo ultimato de Trump é mais um passo em direção à guerra”, após o republicano dar um prazo de até 12 dias para um cessar-fogo antes de aplicar novas sanções. Ele também ameaçou usar o sistema de disparo de mísseis nucleares desenvolvido pelos soviéticos, intitulado “mão morta”.

Diante da ausência de trégua, o Tesouro estadunidense cumpriu a ameaça de realizar uma nova rodada de sanções, que atingiu as duas maiores petrolíferas da Rússia, Lukoil e Rosneft.

– Diante da recusa do presidente Putin em encerrar essa guerra sem sentido, o Tesouro está sancionando as duas maiores empresas de petróleo da Rússia, que financiam a máquina de guerra do Kremlin. Incentivamos nossos aliados a se unir a nós e a aderir a essas sanções – declarou o secretário do Tesouro, Scott Bessent.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *