A Procuradoria-Geral da República (PGR) está prestes a apresentar uma denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, devendo fazê-lo até o final de fevereiro. Conforme relatou o jornal O Globo, nesta terça-feira (4) membros do Supremo Tribunal Federal (STF) não esperam que qualquer material seja entregue ao tribunal nesta semana.
Ainda conforme o veículo, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, destacou em conversas reservadas a necessidade de uma abordagem cautelosa, evitando a pressa no tratamento do caso. Em novembro de 2024, Bolsonaro foi indiciado pela Polícia Federal junto a outras 39 pessoas, sob a acusação de envolvimento em uma tentativa de golpe após sua derrota nas eleições de 2022 por Luiz Inácio Lula da Silva.
O material investigativo da Polícia Federal já conta com mais de 880 páginas, que estão sendo analisadas por Gonet, com potencial para revisão e ajustes. Espera-se uma possível complementação das informações por parte da PF, mas fontes na Procuradoria ao jornal indicam que a denúncia pode ser aditada sem prejuízo ao conteúdo principal.
Caso a denúncia seja formalizada, ela seguirá para o ministro Alexandre de Moraes, responsável pelo processo no Supremo, e em sequência será examinada pela Primeira Turma do tribunal.
- Pressões políticas levaram este Deputado a retirar assinatura do impeachment de Lula
- Inmet emite alertas para chuvas intensas e onda de calor