Toda a cidade de São Paulo está em estado de atenção para alagamentos, rajadas de vento e queda de granizo nesta quinta-feira (13/2). Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo, áreas de instabilidade formadas pelo calor e a entrada da brisa marítima, atuam na cidade de forma isolada, com lento deslocamento e oscilando de intensidade.
O CGE afirma que há presença de núcleos de chuva forte nas zonas leste e sul da cidade. As subprefeituras Guaianases, Parelheiros, Capela do Socorro, M’Boi Mirim e Campo Limpo são as mais afetadas.
Devido ao lento deslocamento das chuvas, as próximas horas devem seguir com tempo instável. O órgão alerta que as chuvas têm potencial para alagamentos, rajadas de vento e transbordamentos de rios e córregos.
Nessa segunda (10/2), a Defesa Civil emitiu um “alerta severo” para risco de alagamentos e enxurradas para moradores de Guarulhos e das zonas norte, oeste, centro e leste de São Paulo. O recado dizia para que os habitantes continuassem em locais seguros e tenham cuidado durante as chuvas.
O Corpo de Bombeiros também precisou atender 18 chamados para quedas de árvores, 33 para alagamentos/enchentes (sendo 18 só em Guarulhos) e 2 acionamentos para desabamento/deslizamento.