O Silvinei Vasques, ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF) do Governo Bolsonaro, foi nomeado secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação de São José, cidade situada em Santa Catarina (SC), na última segunda-feira (06), conforme divulgado no Diário Oficial do município.
A nomeação foi confirmada pela prefeitura, que também informou que Vasques assumiu o cargo sem solenidade e já está em exercício.
O ex-diretor, que foi preso em 2023 sob suspeita de interferência nas eleições de 2º turno de 2022, recebeu a nomeação do prefeito Orvino Coelho de Ávila (PSD), reeleito em outubro de 2024. Vasques foi libertado em agosto do ano anterior, após ser colocado em liberdade sob medida cautelar de uso de tornozeleira eletrônica.
Durante a campanha, ele declarou apoio a Orvino, que havia prometido nomeá-lo como secretário, caso fosse reeleito.
Antes da prisão, Silvinei Vasques chegou a ser cogitado como candidato pelo PL em São José, município de 270 mil habitantes, mas o partido optou por Adeliana Dal Pont para a disputa eleitoral.
Natural de Ivaiporã (PR), Silvinei Vasques ingressou na PRF em 1995 e permaneceu na corporação por 27 anos. Em dezembro de 2022, ele se aposentou voluntariamente, sem perda de salário.
- Dois corpos são encontrados em trem de pouso de avião
- Paes deve fechar Copacabana se Fernanda Torres ganhar Oscar