Se houver um cessar-fogo, Ucrânia indicará Trump para Nobel da Paz, diz Zelensky

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, anunciou nesta quinta-feira (9) que pretende indicar o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao Prêmio Nobel da Paz caso ele contribua para um cessar-fogo no conflito entre Rússia e Ucrânia. A proposta faz parte de uma estratégia do governo ucraniano para aumentar o engajamento norte-americano pelo fim da guerra. O vencedor da edição de 2025 será anunciado nesta sexta-feira (10).


“Se Trump der ao mundo, e acima de tudo ao povo ucraniano, a chance de tal cessar-fogo, então, sim, ele deve ser indicado ao Prêmio Nobel da Paz”, declarou Zelensky, segundo informações da Reuters.

Parlamentares ucranianos formalizaram uma moção na terça-feira (7), solicitando que políticos do país apoiem a indicação de Trump. A deputada Anna Skorokhod afirmou que o Parlamento deve demonstrar apoio aos planos de paz do presidente americano.

Além da Ucrânia, o presidente de Taiwan, Lai Ching-te, declarou no mesmo dia que Trump merece a honraria caso consiga convencer a China a abandonar o “avanço militar” contra a região, reforçando a expectativa internacional sobre o papel do presidente americano na diplomacia global.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *