A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) abriu uma nova licitação para contratar três agências de publicidade que serão responsáveis pela comunicação digital do governo federal. O novo edital prevê investimento de R$ 98,3 milhões em contratos com duração inicial de 12 meses, prorrogáveis, e substitui a licitação anterior, de R$ 197,7 milhões, que foi suspensa em junho de 2024 pelo Tribunal de Contas da União (TCU) após suspeitas de fraude.
A iniciativa ocorre em meio à reformulação da estratégia de comunicação do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que busca ampliar a divulgação de políticas públicas voltadas à população de baixa renda e reforçar a presença nas redes sociais. Segundo os documentos que orientam as empresas interessadas no edital, o objetivo é estabelecer uma comunicação contínua, acessível e envolvente, que apresente os benefícios concretos das ações do governo, indo além de campanhas pontuais ou de combate à desinformação.
“A agência selecionada deverá propor uma estratégia criativa e eficaz de comunicação que possibilite o engajamento orgânico e a ampliação do alcance das mensagens institucionais do governo, considerando as especificidades de linguagem, formato e comportamento dos usuários em cada uma das redes sociais”, diz trecho do edital.
O foco do trabalho será voltado para as plataformas digitais Pinterest, LinkedIn, YouTube, Instagram, Facebook, TikTok e Kwai. A ideia é alcançar diferentes públicos e aumentar a efetividade da comunicação oficial do Planalto, especialmente diante da ascensão da extrema-direita nas redes, apontada pelo atual ministro da Secom, Sidônio Palmeira, como um dos fatores que impactam negativamente a imagem do governo.
Em abril, Sidônio destacou que a ausência de uma narrativa clara desde o início da atual gestão também contribuiu para o enfraquecimento da comunicação governamental. A nova licitação, portanto, busca reverter esse cenário por meio de uma abordagem mais estratégica e permanente.
O prazo para envio das propostas pelas agências interessadas já está aberto e vai até o dia 2 de setembro de 2025.