O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (23), durante discurso na 80ª Assembleia Geral da ONU, que o Brasil só conseguirá se sair bem se trabalhar em cooperação com a Casa Branca. “O Brasil está indo mal, e só irá melhorar quando trabalhar em cooperação com os Estados Unidos […] Sem nós, eles fracassarão, assim como outros fracassaram. Essa é a verdade”, disse Trump.
O republicano também comentou sobre tarifas comerciais aplicadas ao Brasil, que atualmente chegam a até 50%, e criticou medidas tomadas pelo país em relação aos cidadãos norte-americanos. “O Brasil enfrenta tarifas massivas em resposta por seus esforços sem precedentes para interferir nos direitos e liberdades dos nossos cidadãos norte-americanos e outros. Com censura, repressão, corrupção judicial e perseguição a críticos políticos nos Estados Unidos”, declarou.
Trump foi o segundo chefe de Estado a discursar no Debate Geral da ONU, seguindo a tradição de que o Brasil abre os diálogos e os Estados Unidos falam em seguida. Durante sua fala, o presidente norte-americano anunciou que se reunirá com Luiz Inácio Lula da Silva na próxima semana. O encontro foi arranjado após uma breve conversa entre os líderes quando Lula deixava o púlpito da ONU.
“Vi o Lula e nos abraçamos. Vamos nos encontrar na semana que vem”, declarou Trump. “Ele parecia um homem muito legal. Quando não gosto de alguém, não gosto mesmo. Tivemos uma química excelente”, completou, destacando o tom positivo do diálogo entre os dois líderes.
Sem os EUA, o Brasil vai fracassar, diz Trump na ONU
