Semana começa com frio e geada no Sul do Brasil

A semana começa com frio e geadas em grande parte do Sul do Brasil, com temperaturas baixas no Sudeste, com calor e baixa umidade no Centro-Oeste e possibilidade de chuvas moderadas no Norte e Nordeste.


No Sul, o frio permanece devido à persistência de uma massa de ar frio, de acordo com a Climatempo. Nevoeiros podem dificultar a visibilidade no Rio Grande do Sul, no Vale do Itajaí, em Santa Catarina e no leste do Paraná, principalmente em Curitiba e no litoral.

A geada ainda está restrita às serras gaúcha e catarinense e ao extremo sul paranaense, afetando cidades como General Carneiro. Ao longo do dia, não há expectativa de chuva e as tardes seguem frias em Porto Alegre e Florianópolis. O ar se torna mais seco no noroeste e norte do Paraná, com níveis de umidade abaixo de 30%.

Em Curitiba, a mínima prevista para esta segunda é de 7ºC, e, em Porto Alegre, de 8ºC, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Neste começo de semana, frio predomina no Sudeste

No Sudeste, o frio marca presença no início da semana, atingindo o leste e sul de São Paulo e o sul de Minas Gerais. Na capital paulista, a temperatura mínima esperada nesta manhã é de 11ºC. Nevoeiros podem ocorrer nas primeiras horas na Grande São Paulo, Campinas e Zona da Mata Mineira.


O interior da região permanece com ar seco, registrando umidade entre 30% e 21% desde o oeste, noroeste, norte e Triângulo de Minas até áreas do oeste e norte paulista. As temperaturas apresentam elevação gradual durante a tarde no Rio de Janeiro e em Vitória, sem previsão de chuva. São Paulo e Belo Horizonte terão sol, poucas nuvens e a umidade volta a se aproximar dos 40%.

O início da semana no Centro-Oeste: tempo seco e vento frio

Na Região Centro-Oeste, a semana inicia com vento frio no extremo sul de Mato Grosso do Sul, trazendo sensação de frio, mas o sol retorna e esquenta no período da tarde. Não há previsão de chuva em toda a região.

Previsão do tempo
Tempo seco predomina na região Centro-Oeste | Foto: Aloisio Mauricio/FotoArena/Estadão Conteúdo

A secura do ar predomina entre Goiás, leste e nordeste de Mato Grosso, colocando a umidade em alerta, com variação entre 20% e 12%. Em Goiânia, Cuiabá, Brasília e Campo Grande, a umidade relativa do ar no período da tarde pode variar entre 30% e 21%, comprometendo a qualidade do ar.

Ventos úmidos no litoral do Nordeste e possibilidade chuva no Norte

No Nordeste, os ventos úmidos vindos do mar deixam o tempo instável no sul e litoral da Bahia. Em cidades como Ilhéus, Salvador e no Recôncavo Baiano, a semana começa com sol, aumento de nuvens e chuvas moderadas a fortes em diversos momentos.

Aracaju, Maceió, Recife, João Pessoa e São Luís terão períodos de sol alternados com chuva moderada, de forma localizada. O interior da região enfrenta risco de umidade muito baixa e ventos moderados, com rajadas entre 40 e 50 km/h, além de calor intenso do sul do Maranhão ao Piauí.

Na Região Norte, o tempo segue instável, com pancadas de chuva entre Roraima, oeste do Pará e Amapá, e possibilidade de chuvas fortes acompanhadas de trovoadas. O tempo fica firme e seco em Rondônia, Tocantins e parte do Pará, e em Palmas a umidade relativa do ar permanece em alerta, abaixo de 20%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *