Depois de um fim de semana marcado por temperaturas altas, a chegada de uma nova frente fria deve provocar áreas de instabilidade no Rio Grande do Sul nesta segunda-feira (18). As condições climáticas favorecem chuvas fortes, especialmente na Campanha Gaúcha, Fronteira Oeste e no sul do estado. Em Porto Alegre, o dia pode começar com sol, mas a temperatura deve subir, tornando o clima abafado, e a chuva deve retornar à tarde, com possibilidade de maior intensidade.
A semana também começa com ventos fortes no litoral gaúcho, com rajadas entre 50 e 70 km/h, mesmo sem chuva. Nas demais áreas do estado, assim como em Santa Catarina e no oeste e sul do Paraná, os ventos devem variar entre 40 e 50 km/h.
Em Santa Catarina, o dia será majoritariamente ensolarado, mas à noite há previsão de chuva no sul e oeste catarinense, além das áreas próximas à divisa com o Rio Grande do Sul. No Paraná, a chuva será mais isolada, concentrada em algumas cidades do sul e sudoeste, devido ao calor e à umidade. Atenção para Cascavel e Foz do Iguaçu no início da semana. Já no leste paranaense, incluindo Curitiba, a segunda-feira será de sol, calor e tempo firme.
No Sudeste, a semana começa com temperaturas em elevação, muito sol e pancadas de chuva, principalmente no interior e norte de São Paulo. A capital paulista e a Baixada Santista devem ter tempo firme nesta segunda-feira. Em Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, as pancadas de chuva ganham força à tarde.
A circulação de ventos e um cavado no estado da Bahia devem intensificar as chuvas no Centro-Oeste, com previsão de precipitações fortes no oeste e sudoeste da Bahia até Mato Grosso. Em Goiás, Distrito Federal e norte de Mato Grosso do Sul, a instabilidade será maior. Salvador começa a semana com clima abafado e pancadas de chuva intensas.
No interior do Nordeste, pancadas de chuva serão mais irregulares, enquanto no litoral da região o sol, o calor e chuvas passageiras predominam. No Norte, o calor e a umidade continuam formando nuvens carregadas em todos os estados, com destaque para chuvas mais intensas no Amazonas, Acre, Roraima e Rondônia.
- Vídeo: Explosão causa incêndio de grande proporção em fábrica da Braskem na Bahia
- Milei pode não assinar comunicado do G20 caso discordem de suas posições sobre Ucrânia e Gaza