O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou, nesta segunda-feira (17/2), um informativo sobre as condições climáticas para a semana. Segundo o órgão, os próximos dias serão marcados por chuvas em várias regiões do Brasil, com destaque para acumulados que podem ultrapassar 100 mm em algumas áreas.
A atuação de sistemas meteorológicos como a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e a presença de calor e umidade influenciarão a formação de instabilidades ao longo dos próximos dias.

Na região Norte, as instabilidades continuarão ao longo da semana devido à combinação de calor e umidade. A previsão aponta chuvas superiores a 50 mm em grande parte da região, exceto em Roraima, onde os volumes serão menores, abaixo de 20 mm.
As chuvas mais intensas, acima de 100 mm, devem ocorrer no Acre, sudoeste e noroeste do Amazonas, além da faixa central e nordeste do Pará. O leste do Amapá e o nordeste paraense também devem registrar volumes elevados devido à atuação da ZCIT.
A atuação da ZCIT também será responsável por chuvas no Norte do Maranhão, do Piauí e no litoral do Ceará, onde os volumes podem superar 80 mm.
Já na faixa leste da região, as precipitações serão mais isoladas e concentradas em pancadas de chuva com volumes inferiores a 20 mm. No interior da Bahia e Pernambuco, a previsão é de tempo firme ao longo da semana.
Centro-Oeste terá pancadas de chuva isoladas
No Centro-Oeste, a umidade e o calor manterão áreas de instabilidade no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e oeste de Goiás, favorecendo pancadas de chuva.
O noroeste de Mato Grosso pode registrar acumulados acima de 40 mm, enquanto no leste do estado, além do Mato Grosso do Sul e Goiás, a tendência é de redução nas precipitações, com volumes inferiores a 40 mm.
Sudeste terá tempo firme em Minas e chuvas isoladas em SP e Rio
No Sudeste, a previsão indica predomínio de tempo firme em grande parte de Minas Gerais, com possibilidade de pancadas típicas de verão à tarde no Espírito Santo e Rio de Janeiro.
Em São Paulo, a semana começa com tempo estável, mas a passagem de um sistema frontal no oceano pode provocar instabilidades, especialmente na faixa leste do estado.
O maior volume de chuva deve ocorrer no sudeste paulista, com acumulados acima de 60 mm.
Sul começa com instabilidades, mas terá melhora no RS
A região Sul inicia a semana com chuvas devido à influência de um sistema frontal. A partir de quarta-feira (19/2), a tendência é de tempo firme em grande parte do Rio Grande do Sul, enquanto Santa Catarina e Paraná ainda terão pancadas ao longo da semana.
Em algumas áreas desses estados, os volumes de chuva podem ultrapassar 80 mm.