A Comissão de Relações Exteriores (CRE) ouve nesta terça-feira (20), às 09h30, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, em audiência pública. A reunião foi marcada para tratar da concessão de asilo diplomático à ex-primeira-dama do Peru, Nadine Heredia Alarcón, e da eventual atuação do Brasil na operação de retirada de opositores venezuelanos abrigados na embaixada Argentina em Caracas.
Em nota, o presidente da comissão, senador Nelsinho Trad, afirmou que cabe ao grupo “garantir que as decisões com impacto diplomático sejam debatidas com transparência e responsabilidade” e que o objetivo é “ouvir, esclarecer e fortalecer o diálogo entre o Legislativo e o Itamaraty”.
Entenda o caso
A ex-primeira-dama do Peru, Nadine Heredia Alarcón, foi condenada pela Justiça do país a 15 anos de prisão, assim como seu marido, o ex-presidente Ollanta Humala, por envolvimento em irregularidades relacionadas a empreiteiras durante o governo.
Horas antes da divulgação da sentença, em 16 de abril, Nadine ingressou na embaixada do Brasil em Lima e solicitou asilo diplomático com base na Convenção de Caracas de 1954.
O pedido foi aceito e o governo brasileiro autorizou o transporte da ex-primeira-dama e de seu filho ao Brasil em uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB).
Argentina
A audiência também vai abordar o episódio envolvendo quatro opositores venezuelanos ligados à líder Maria Corina Machado, que estavam asilados na embaixada da Argentina em Caracas.
O grupo foi resgatado pelos Estados Unidos sem aviso prévio ao Brasil, embora os asilados estivessem sob custódia brasileira durante parte do processo.