A Casa Branca informou, nesta terça-feira (23), que o Serviço Secreto vai investigar o motivo de a escala rolante na sede da Organização das Nações Unidas (ONU) ter parado justamente no momento em que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e a primeira-dama, Melania Trump, puseram seus pés sobre o equipamento.
O governo estadunidense afirma que, se a investigação concluir que algum funcionário da ONU travou a escada propositalmente, esse deve ser demitido de imediato.
– Se alguém na ONU desligou intencionalmente a escada rolante enquanto o presidente e a primeira-dama estavam nela, precisa ser demitido e investigado imediatamente – declarou a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, na rede social X.
A ONU, por sua vez, afirma que, com base em uma apuração aberta pela própria organização, a falha ocorreu quando o cinegrafista da Casa Branca chegou ao topo da escada e acionou acidentalmente o botão de emergência. O profissional subiu os degraus da escada rolante de costas a fim de filmar a chegada de Trump e Melania, e por isso não teria visto quando acionou a trava.
– O mecanismo de segurança é projetado para impedir que pessoas ou objetos sejam acidentalmente presos ou puxados para a engrenagem. O videógrafo pode ter acionado inadvertidamente a função de segurança – alega a ONU.
Durante seu discurso, Trump fez piadas e queixas sobre a escada e o teleprompter, que também falhou.
– Acabei com sete guerras, negociei com os líderes desses países e nunca recebi um telefonema das Nações Unidas oferecendo ajuda para finalizar o acordo. As duas coisas que recebi das Nações Unidas foram uma escada rolante defeituosa e um teleprompter defeituoso – assinalou.
Porta-voz do secretaria-geral da ONU, Stéphane Dujarric apontou que o “teleprompter do presidente americano é operado pela Casa Branca”, e que o mecanismo da escada rolante foi “ativado inadvertidamente por alguém que estava à frente do presidente”.
O mau funcionamento da escada foi registrado por jornalistas que presenciaram a cena. Nela, é possível ver que Trump, Melania e o restante da delegação subiram as escadas a pé, após a falha do equipamento.