Shein aumenta preços de produtos

Em um movimento estratégico antes de sua oferta pública inicial antecipada (IPO, na sigla em inglês), a gigante de fast fashion Shein aumentou os preços em mais de um terço de alguns de seus produtos básicos. Esse ajuste de preços faz parte dos esforços da empresa para aumentar a receita e pode contribuir positivamente para sua próxima estreia no mercado de ações.

Uma pesquisa da EDITED, uma empresa com sede em Londres, indica que os aumentos de preços da Shein superaram os das concorrentes H&M e Zara. Comparando os preços de 1º de junho com os do ano anterior, a EDITed observou que os aumentos médios de preços da Shein foram mais significativos.

A empresa, que opera principalmente um mercado online de roupas femininas, utiliza uma rede de cerca de 5.400 fornecedores, a maioria localizada em Guangzhou, na China. Esses fornecedores são conhecidos por seus processos de fabricação flexíveis, que lhes permitem escalar a produção com base na demanda em tempo real.


Embora a Shein não divulgue publicamente suas finanças, a Coresight Research projeta que a receita da varejista atinja US$ 50 bilhões este ano, marcando um aumento de 55% em relação ao ano passado. Ao aumentar os preços de suas principais linhas de roupas femininas e incorporar mais marcas externas em sua plataforma, a Shein pretende atingir essa meta de vendas e melhorar as margens de lucro.

Erik Lautier, especialista em comércio eletrônico da consultoria AlixPartners, comentou sobre o forte momento da empresa e como isso pode influenciar positivamente seus planos de IPO. A Shein está a preparar-se para enfrentar os desafios de se tornar uma entidade cotada em bolsa, o que inclui aderir aos novos regulamentos da UE para plataformas online e gerir os custos associados.

Nos EUA, o maior mercado da Shein, o preço médio dos vestidos femininos aumentou 28% em relação ao ano passado, chegando a US$ 28,51. Este preço é inferior ao custo médio dos vestidos da H&M e da Zara nos EUA, mas o aumento percentual é maior em comparação com estes rivais, de acordo com os dados da EDITED.

No Reino Unido, o preço médio de um vestido no site da Shein agora é de 24,12 libras (US$ 30,97), o que é 15% maior do que no ano passado. Na França, Alemanha, Itália e Espanha, o preço médio do vestido teve um aumento de 36%.


Especialistas em varejo acreditam que a estratégia de preços da Shein visa demonstrar a capacidade da empresa de sustentar o crescimento e vender produtos com preços mais altos em antecipação à sua listagem no mercado de ações. Alex Romanenko, chefe de varejo da consultoria de preços Pearson Ham Group, sugeriu que, se a Shein conseguir manter esses preços mais altos, poderia aumentar significativamente sua avaliação.

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