No mês de agosto, a equipe de analistas do Bank of America (Bofa) notou que foi marcado pela evasão de varejistas das principais redes de shopping centers do Brasil.
Ressaltando que no mês foi registrado o fechamento de 127 lojas, ofuscando as 82 inaugurações de julho. Das varejistas que lideraram os fechamentos, a maior parte faz é de companhias que lutam para reorganizar as contas em meio a altos endividamentos.
Com esses dados, o terceiro trimestre ficou com um saldo de 45 lojas baixando as portas até aqui. Os números de setembro ainda não estão disponíveis.
O levantamento do Bofa tem dados líquidos, isto é, representam o saldo de aberturas e fechamentos de lojas no período. A pesquisa abrangeu 146 shoppings, com cerca de 28 mil lojas ao todo.
Deixando claro que a Polishop foi a empresa que mais fechou lojas em agosto, com nove portas trancadas no total. Até agosto, a Polishop fechou 22 unidades em shoppings, segundo relatório do Bofa.
Logo em seguida na lista ficaram Triton, Puket, Ponto e Imaginarium, com encerramento de cinco lojas cada, em um sinal de dificuldades de varejistas dos setores de roupas e eletroeletrônicos. Vale notar que a Puket e a Ponto não haviam cortado unidades ao longo deste ano até agosto.