A produtora baiana Macaco Gordo, do empresário Chico Kertész, recebeu cerca de R$ 12 milhões em contratos de publicidade da Caixa Econômica Federal e da Embratur entre 2024 e 2025. Kertész é sócio do ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), Sidônio Palmeira, na agência Nordx.
A referida agência é a antiga M4 Comunicação, criada para atuar na campanha presidencial de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2022. As informações foram levantadas pelo Estadão.
De acordo com a publicação, a Caixa repassou R$ 4,3 milhões à produtora apenas em 2025, cerca de 20% do total pago a produtoras de vídeo. Uma das campanhas, sobre renegociação de dívidas, teve aditivo de R$ 687 mil sem pesquisa de preços.
A Caixa informou que todas as contratações seguiram as normas legais e foram realizadas pelas agências responsáveis pela publicidade do banco. São elas: Binder, Calia e Propeg.
A Embratur declarou que a seleção de produtoras ocorre por meio das agências contratadas, via chamadas públicas, sem interferência de órgãos federais. A Macaco Gordo participou de campanhas como Afroturismo, filmada em várias capitais, e ações da Caixa como Poupançudos, Quina de São João e Mega da Virada.
Desde que Sidônio Palmeira assumiu a Secom, em janeiro de 2025, Kertész esteve 13 vezes no Palácio do Planalto para reuniões com o ministro. O empresário afirmou que os encontros foram de “caráter pessoal” e não trataram de contratos públicos.
A Secom declarou que “jamais indicou ou endossou” a escolha de fornecedores pelas agências de publicidade da Caixa ou da Embratur. Palmeira também negou qualquer interferência.
Kertész, de 44 anos, é filho do ex-prefeito de Salvador Mário Kertész, empresário e dono da Rádio Metrópole, onde Lula já concedeu três entrevistas durante o atual mandato.