SP: Ato petista sobre 8 de Janeiro reúne apenas 100 pessoas em Araraquara

O Membros e apoiadores do Partido dos Trabalhadores (PT) de Araraquara (SP) realizaram uma reflexão sobre os atos de 8 de Janeiro, na sede do sindicato dos bancários do município. Cerca de 100 pessoas participaram do evento, que contou com discursos e reflexões sobre os possíveis impactos à democracia causados pelos episódios daquele dia.

Vereadores petistas locais afirmaram ter sido “escudo” do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao apoiarem a tomada de decisões iniciais na gestão da crise gerada pelos atos em Brasília.

O evento foi organizado pelo ex-prefeito Edinho Silva (PT), que esperava que o presidente Lula participasse por videoconferência ao vivo ou enviasse um vídeo. No entanto, conforme a liderança do PT de Araraquara, o pedido foi feito “muito em cima da hora” à assessoria de Lula.

Edinho Silva, cotado para assumir a presidência nacional do PT, também não esteve presente. Segundo a organização, ele tinha uma viagem marcada há meses, e não conseguiu remarcar.

Em 8 de janeiro de 2023, Lula estava nos primeiros dias de seu novo mandato e visitava áreas de Araraquara (SP) afetadas por fortes chuvas. Durante a agenda, assessores informaram sobre os primeiros movimentos da invasão dos manifestantes próximos à sede dos Três Poderes.

Rapidamente, uma força-tarefa foi montada, e Lula começou a despachar diretamente de uma sala da prefeitura de Araraquara. Naquele momento, havia uma grande preocupação com a segurança do presidente, que poderia pousar na Base Aérea de Brasília enquanto os ataques aconteciam.

Foi também em Araraquara que Lula decretou a intervenção federal no Distrito Federal e pediu punição severa para todos os envolvidos nos atos.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x