Rajadas de vento de mais de 60 km/h, registradas na tarde da última segunda-feira, 16, em São Paulo, obrigaram voos com destino ao Aeroporto de Congonhas, na zona sul da capital, a desviarem a rota e pousarem em outros locais do Estado. Por causa das mudanças nas operações, um voo da companhia aérea Azul com destino a Brasília precisou ser cancelado.
De acordo com a Aena, concessionária que administra o aeroporto, cinco voos que desceriam em Congonhas precisaram ser deslocados para Viracopos, em Campinas, e um para o Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, no início da tarde. A empresa afirma que a decisão foi tomada pelas tripulações dos voos.
A Aena disse, já no início da noite, que o aeroporto funcionava “normalmente”. “O Aeroporto de Congonhas opera normalmente nesta segunda-feira, estando aberto para pousos e decolagens. Devido aos ventos registrados no início da tarde, e por decisão das tripulações, cinco voos que pousariam no Aeroporto de Congonhas foram alternados Viracopos e um para Guarulhos”, informou a Aena.
Dados do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura de São Paulo revelam que as rajadas de ventos na região do Aeroporto de Congonhas, na zona sul da cidade, chegaram a 61 km/h.
A ventania, explica o CGE, foi provocada por uma área de baixa pressão atmosférica sobre o oceano, registrada próximo à costa.
- VÍDEO: Incêndio atinge imóvel comercial no Bom Retiro, Centro de São Paulo
- Delegado preso em SP foi acusado de extorsão por delator do PCC