Sul, Sudeste e Centro-Oeste entram em alerta para temporais devido a ciclone extratropical

O Sul do Brasil, além de áreas do Sudeste e Centro-Oeste, está em alerta para temporais entre terça-feira (9) e quinta-feira (11) devido à formação de um ciclone extratropical associado a uma frente fria. O sistema se desenvolve entre o Paraguai, o nordeste da Argentina e o Rio Grande do Sul, trazendo instabilidades que podem resultar em chuva forte, raios e rajadas intensas de vento.


De acordo com a Climatempo, o ciclone não atuará diretamente sobre Sudeste e Centro-Oeste, mas seus efeitos indiretos serão sentidos nessas regiões. No Sul, o impacto será mais intenso, com rajadas de vento que podem alcançar até 120 km/h, especialmente no litoral e nas áreas serranas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Há também previsão de queda de granizo em algumas localidades.

“Ciclones extratropicais são comuns na América do Sul, especialmente no sul da Argentina e do Chile. De cinco a sete frentes frias com ciclones chegam ao Brasil mensalmente. A formação entre Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai é menos comum, mas já havia ocorrido em 7 e 8 de novembro de 2025 e se repete agora”, explica a agência meteorológica.

Entre as regiões mais afetadas estão a Grande Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba, que devem registrar temporais já na madrugada de terça-feira, com ventos mais intensos previstos para quarta-feira (10). No Sudeste, os efeitos indiretos do ciclone devem atingir áreas de São Paulo, o centro-sul do Rio de Janeiro e o centro-sul e sudoeste de Minas Gerais. No Centro-Oeste, o Mato Grosso do Sul será o estado mais impactado pelas rajadas de vento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *