Suspeito de planejar atentado a bomba em Show de Lady Gaga é solto

Um dos homens presos por suspeita de planejar um ataque a bomba durante o show de Lady Gaga na Praia de Copacabana, no último sábado (3), foi liberado após pagar fiança. Luis Fabiano da Silva, natural do Rio Grande do Sul, é apontado pelas investigações como um dos líderes do grupo, juntamente com um adolescente de 17 anos do Rio de Janeiro, que foi apreendido por armazenar imagens de exploração sexual infantil. Luis Fabiano havia sido preso em flagrante por porte ilegal de arma.

O secretário estadual de Polícia Civil, Felipe Curi, classificou o caso como terrorismo. A investigação revelou que os suspeitos estavam recrutando jovens, incluindo crianças, para um “desafio coletivo” com o público LGBTQIA+ como principal alvo, dada a conhecida defesa da comunidade pela artista. A Polícia Civil acredita que a operação policial evitou um atentado que poderia ter causado centenas de vítimas, considerando a presença de mais de dois milhões de pessoas no evento.

A ação policial foi desencadeada após a identificação de um grupo que disseminava discursos de ódio nas redes sociais, com o planejamento dos crimes ocorrendo na plataforma Discord. O grupo planejava realizar ataques simultâneos utilizando coquetéis molotov e explosivos caseiros.

A operação, que contou com a coordenação do Ministério da Justiça, cumpriu mandados de busca e apreensão contra oito suspeitos nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul e Mato Grosso. Durante a ação, celulares e computadores foram apreendidos para análise, mas nenhum artefato explosivo foi encontrado.

Em outra vertente da investigação, a polícia cumpriu um mandado em Macaé, no Norte Fluminense, contra um suspeito que ameaçava matar um bebê durante uma transmissão ao vivo no show. O indivíduo acusava Lady Gaga de promover rituais satanistas e prometia vingança cometendo um crime com características semelhantes.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x