Tagliaferro diz que entregou aos EUA provas contra Moraes

O ex-assessor do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Eduardo Tagliaferro afirmou que já repassou documentos sobre Alexandre de Moraes a autoridades americanas. Segundo ele, o material envolve o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), o Tribunal e a Procuradoria-Geral da República (PGR).

– Todo material apresentado a essa comissão, que eu tenho comigo, já foi entregue para as autoridades americanas para que elas tomem providências em relação ao Supremo Tribunal Federal, ao Alexandre de Moraes e a Procuradoria-Geral da República – disse Tagliaferro.


A declaração ocorre após o depoimento dele nesta terça-feira (2), em audiência da Comissão de Segurança Pública do Senado. Na ocasião, Tagliaferro apresentou provas de que relatórios do TSE teriam sido usados para embasar investigações no STF sob relatoria de Moraes.

O perito relatou que houve alteração de datas em documentos produzidos pela Assessoria de Enfrentamento à Desinformação, o que teria dado aparência de legalidade a operações da Polícia Federal. Ele disse ainda que fingiu concordar com o esquema para reunir provas.

Na sessão, comandada pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro pediram a suspensão do julgamento dele na Primeira Turma do STF. Parlamentares como Damares Alves (Republicanos-DF) e Eduardo Girão (Novo-CE) defenderam a paralisação do processo e até levar o caso a organismos internacionais.


Também foi discutida a criação de uma CPI para investigar ministros do Judiciário. O pedido, de autoria do senador Esperidião Amin (PP-SC), já conta com o número mínimo de assinaturas e depende apenas de leitura em plenário para ser instalado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *