No recorte atual, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), desponta como favorito à reeleição. É o que mostra o instituto Paraná Pesquisas em levantamento divulgado na manhã desta quarta-feira, 10.
Tarcísio lidera com folga nos três cenários nos quais é mencionado. Conforme o material, ele aparece com mais de 40%, independentemente dos possíveis adversários na disputa pelo comando do Palácio dos Bandeirantes.
No primeiro cenário, o governador surge com 48,4%. São mais de 20 pontos porcentuais de diferença para o segundo colocado, no caso, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT). O petista registra 25,5%.
Tarcísio registra 46,6% na segunda composição do levantamento. Nesse caso, o seu oponente com maior pontuação é o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB). O socialista soma 26,1% das preferências.
Já na terceira simulação, o político do Republicanos contabiliza 52,1%. A segunda colocação fica com a deputada federal Erika Hilton (Psol-SP), com 13,9%, mas em condição de empate técnico com o ministro do Microempreendedorismo, Márcio França (PSB), com 11,8%.
Sem Tarcísio, Nunes e França assumem a liderança
O Paraná Pesquisas formulou outros quatro cenários de possíveis candidatos ao governo do Estado de São Paulo em 2026. Neles, o nome de Tarcísio não aparece.
Sem o governador como opção, o prefeito paulistano, Ricardo Nunes (MDB), ocupa a primeira colocação na única simulação em que seu nome consta na pesquisa. Nos outros três, a ponta de cima fica com França.
Confira, abaixo, os números completos dos sete cenários do levantamento do Paraná Pesquisas para o governo paulista.
Dados da pesquisa
A fim de mapear as intenções de voto para o governo de São Paulo, o Paraná Pesquisas entrevistou 1.680 eleitores em potencial, em 85 dos 645 municípios paulistas. O trabalho de campo nesse sentido ocorreu de 4 a 8 de dezembro.
Conforme o instituto, a margem de erro é de 2,4 pontos porcentuais, para mais ou para menos, nos resultados gerais. Além disso, informa-se que o grau de confiança do material é de 95%.