O governo de São Paulo enviou agentes da Polícia Militar para auxiliarem no salvamento da população afetada por chuvas extremas e enchentes no Rio Grande do Sul. A primeira equipe foi enviada na última quarta-feira (1º), com seis tripulantes especializados em resgate aéreo que foram a bordo do helicóptero Águia 12.
De acordo com o governo, a aeronave paulista é equipada com guincho elétrico, maca de montanha e mantas térmicas para atendimento a possíveis vítimas com hipotermia em decorrência das inundações, além de outros acessórios para salvamento.
Nesta quinta (2), o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) enviou equipes do Corpo de Bombeiros que são especializadas na localização e socorro médico de vítimas soterradas, salvamento de pessoas ilhadas e na busca de desaparecidos.
Além da força humana, o governo paulista enviou também oito viaturas, sete embarcações, um avião King Air e cães farejadores que vão contribuir com os trabalhos de socorro da população que tem sofrido com as enchentes causadas pelo transbordamento dos rios.
No total, são previstos 45 agentes paulistas empenhados na ajuda humanitária nas cidades gaúchas que sofrem mais uma vez calamidade pública devido aos eventos climáticos.