Um terremoto de magnitude 6,9 atingiu a costa do Japão na manhã desta sexta-feira, 12, no horário local. O tremor ocorreu às 11h44, na província de Aomori, a 20 quilômetros de profundidade. O horário corresponde às 23h44 de quinta-feira, 11, em Brasília. Horas antes, a Agência Meteorológica do Japão (JMA) havia registrado um tremor preliminar de magnitude 6,7 e emitido um alerta de tsunami com ondas de até 1 metro.
A JMA classificou o tremor com intensidade 4 na escala sísmica japonesa, que vai de 1 a 7. As regiões de Aomori, Hokkaido e Iwate receberam alertas de tremor e tsunami, posteriormente retirados.
O Serviço Geológico dos Estados Unidos registrou o epicentro no mar, a 80 quilômetros de Misawa, também em Aomori. O tremor ocorreu a 54 quilômetros de profundidade, segundo a JMA, e foi sentido em todo o norte do país.
Até a última atualização oficial, 33 pessoas ficaram feridas, sem casos graves, de acordo com a primeira-ministra do Japão, Sanae Takaichi. O governo registrou apenas pequenas ondas de tsunami, de até 70 centímetros, em cidades como Mutsu Sekinehama, Urakawa, Erimo, Hachinohe, Miyako, Kamaishi, Kuji, Tomakomai e Shiraoi.
Japão já estava em alerta desde primeiro terremoto
O governo informou que o tremor desta sexta-feira ocorreu na mesma região atingida por um abalo de magnitude 7,5 no fim da segunda-feira 8. As autoridades mantêm o monitoramento em toda a área.
Depois do primeiro terremoto, o governo havia emitido um alerta especial. O aviso pedia que moradores de uma ampla faixa do país, de Hokkaido até Chiba, permanecessem atentos à possibilidade de novos abalos ao longo da semana.