O deputado federal e humorista Tiririca oficializou, nesta quarta-feira (5), sua filiação ao Partido Social Democrático (PSD) e a transferência de domicílio eleitoral de São Paulo para o Ceará, seu estado natal. A mudança marca o fim de sua trajetória no PL, partido pelo qual exerceu quatro mandatos consecutivos na Câmara dos Deputados – três enquanto Partido da República (PR) e um após a legenda voltar a usar a nomenclatura Partido Liberal (PL).
O anúncio foi confirmado nas redes sociais do parlamentar e de líderes da legenda. Em nota divulgada pelo PSD, Tiririca afirmou estar animado com o retorno às origens.
– É uma felicidade imensa estar de volta ao meu Ceará e, se Deus quiser, vamos fazer um mandato sensacional agora com o apoio do PSD – disse.
A filiação contou com a presença do deputado federal Domingos Neto (PSD-CE), que articulou o ingresso de Tiririca na sigla, e de Domingos Filho, presidente estadual do partido.
Segundo Domingos Neto, a chegada de Tiririca reforça as pautas voltadas à cultura, ao humor e à valorização dos artistas populares cearenses.
Natural de Itapipoca (CE), Tiririca deve disputar o quinto mandato como deputado federal em 2026, agora pelo Ceará. Ele foi eleito pela primeira vez em 2010, quando foi o parlamentar mais votado do país, com mais de 1,3 milhão de votos. De acordo com auxiliares do político, a saída dele do PL foi acertada com a sigla para que pudesse acontecer antes da janela partidária do próximo ano.